Relaxamento na gravidez: 3 dicas essenciais para descansar corpo e mente


Em 6 de maio de 2020 • Gravidez
Relaxamento na gravidez: 3 dicas para descansar corpo e mente

O descanso é parte essencial para manter uma gestação tranquila e saudável. Com todas as transformações corporais, além da “chuva de hormônios” que toma conta do organismo nesse período, é importante saber como fazer um relaxamento na gravidez correto para manter o equilíbrio.

E nem estamos falando do repouso completo, que é indicado pelos médicos em situações complexas, quando há riscos de parto prematuro, por exemplo. Nesse caso, o relaxamento na gravidez diz respeito ao descanso de corpo e mente para o tornar o processo de gestação mais suportável e cheio de prazer no dia a dia.

Assim, com o devido acompanhamento médico e a ajuda em outras áreas da vida, como apostar em alimentos para uma gravidez saudável, por exemplo, é possível passar pelos meses de gestação com mais qualidade. Isso será significativo para o desenvolvimento do seu bebê e, também, para a sua saúde física e mental da mamãe.

Quer conhecer dicas importantes sobre relaxamento na gravidez e, assim, ficar mais preparada para as várias semanas de gestação? Então, continue lendo até o final para conhecer as técnicas que trouxemos neste conteúdo. Boa leitura!

Afinal, como o relaxamento na gravidez pode ajudar na gestação?

É sempre importante lembrar que o repouso na gravidez por um longo período só deve ser realizado sob orientação médica. É o profissional especializado de saúde que vai indicar a melhor maneira de relaxar e como isso deverá ser feito sem nenhum perigo.

Assim, vamos falar sobre o relaxamento na gravidez de forma pontual, onde a rotina do dia pode resultar em um alto índice de estresse, cansaço mental ou, de forma igualmente importante, em um grande cansaço físico.

Esse relaxamento programado vai permitir que o corpo “reinicie” para voltar a funcionar com a qualidade esperada. Nesse sentido, uma gestante poderá reduzir drasticamente os quadros de estresse, dores na coluna e pernas, inchaço nos pés – comuns na etapa final de gravidez –, entre outros incômodos gestacionais.

Portanto, se você tem uma rotina cheia, onde é preciso cuidar da casa, trabalhar, acompanhar os filhos, além de outras tarefas diárias, é importante seguir as 3 dicas que trouxemos para relaxar e conquistar o tão merecido descanso. Confira as recomendações a seguir.

1. Pratique a respiração

A respiração controlada é uma técnica essencial para a saúde mental e física. Por meio dela, é possível agir diretamente em áreas do corpo para obter os seguintes benefícios:

  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Eliminação de toxinas;
  • Redução da sensação de dor;
  • Estímulo do sistema linfático;
  • Redução dos batimentos cardíacos;
  • Oxigenação do corpo e aumento do fluxo sanguíneo, o que permite fazer o organismo trabalhar melhor.

Assim, é essencial separar alguns momentos do dia para aplicar as técnicas de respiração e, assim, proporcionar um imenso relaxamento na gravidez – além de outros benefícios que falamos anteriormente.

Para ajudar nesse processo, separamos um vídeo que mostra como as técnicas de respiração podem ser aplicadas. Confira, logo abaixo:

Técnicas de respiração na gravidez. Fonte: Canal Viviany Loureiro

2. Aposte na yoga pré-natal

A prática da yoga é recomendada para todos aqueles que desejam trazer mais harmonia para seu dia. Gestantes ou não, os exercícios realizados durante as sessões de yoga trazem muitos benefícios para o corpo e podem ajudar muitas pessoas.

Assim, fazer yoga também é uma fonte importante de relaxamento na gravidez, onde a futura mamãe pode alcançar o equilíbrio entre o corpo e mente, desde que os exercícios sejam realizados corretamente e acompanhados por especialistas.

Mulher praticando relaxamento na gravidez por meio de uma posição de yoga, na qual está equilibrando com um pé
Imagem de StockSnap por Pixabay.

Aprender a controlar os sentimentos, canalizar as emoções, encontrar soluções para os problemas e, assim, fazer a mente trabalhar de forma mais positiva, é importante para uma gestante. Lembre-se que serão várias semanas de intensas mudanças físicas e mentais durante a gestação.

Além do trabalho psicológico, a prática de yoga na gravidez também proporciona o fortalecimento da coluna – importante para reduzir as dores no primeiro trimestre de gestação –, além de otimizar a circulação sanguínea, muscular e, por último, a flexibilidade.

3. Faça caminhadas leves

Outra boa dica para conquistar o máximo relaxamento na gravidez é a prática da caminhada. Essa técnica permite que, de forma geral, o corpo trabalhe melhor nos momentos exigidos e, do mesmo jeito, descansa profundamente quando a futura mamãe precisar recarregar as energias.

Além do efeito psicológico positivo, onde é possível reduzir quadros de ansiedade e irritabilidade, as sessões de caminhadas leves – sempre orientadas por um profissional – também ajudarão bastante no aprimoramento físico da gestante.

A redução do cansaço, fadiga, tontura e dores musculares, entre outros casos, são sentidas logo nos primeiros dias da prática da caminhada. Com esses benefícios percebidos, a gestante terá mais condições de alcançar o pleno relaxamento na gravidez, o que resultará em um período gestacional com mais qualidade em todos os sentidos possíveis.

O relaxamento na gravidez é fundamental

Manter o corpo e mente sob controle é essencial para uma gravidez saudável, onde o desenvolvimento do bebê acontece dentro do programado e, da mesma forma, a gestante passa pelo período de forma positiva e sem sustos.

As técnicas que apresentamos aqui são simples e altamente eficientes, proporcionando, inclusive, um auxílio extra para as futuras mamães que não sabem como se preparar para o parto. Assim, respirar corretamente, praticar yoga e caminhada abrem caminho para um domínio maior de corpo e mente.

Então, se você precisa se manter sob controle emocional e físico, não deixe aplicar as dicas que trouxemos no conteúdo, sempre com responsabilidade e sob a supervisão de um especialista.

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