FAQ

OnDoctor

A OnDoctor é uma health tech, pois oferece serviços de saúde por meio de tecnologia, conectando médicos e profissionais de saúde com pacientes que precisam de atendimento e não querem esperar dias para serem atendidos.

Para que isso seja possível, a OnDoctor disponibiliza atendimentos via Telemedicina, modalidade que possibilita a realização de consultas e orientações pela internet, por meio de vídeo chamadas entre o profissional e o paciente.

A OnDoctor nasceu para levar atendimento de saúde de altíssima qualidade para brasileiros que não têm um plano de saúde ou necessitam de agilidade em sua consulta. Assim, por meio da telemedicina, é possível agendar orientações com profissionais de saúde conforme necessário, no melhor dia e horário.

Essa nova modalidade visa eliminar filas, bem como o tempo de deslocamento até o local do atendimento. Dessa forma, basta se conectar com o médico no dia do agendamento para ser atendido pontualmente, por meio de videoconferência, pelo tempo que for necessário até as dúvidas serem esclarecidas.

Não, a OnDoctor opera por meio da telemedicina, onde cada atendimento é realizado por vídeo chamada entre médico ou especialista e paciente.

Sim, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a Portaria Nº 467 que regulamenta atendimentos médicos à distância.

Segurança

Sim, totalmente seguros. Todo atendimento é realizado entre paciente e médico ou profissional, e seus dados são totalmente sigilosos. Para isso, usamos a melhor tecnologia disponível para garantir a total segurança da plataforma.

Todo o seu prontuário médico é armazenado de forma digital e sigilosa e apenas seus médicos têm acesso à informação. Da mesma forma, os seus dados de consulta pertencem a você, podendo ser requisitados e utilizados com outros médicos, conforme seja necessário.

Assim, caso você precise de um laudo ou uma cópia do seu prontuário, solicite ao seu médico ou entre em contato conosco pelo email contato@ondoctorbrasil.com.br.

Atendimento

O atendimento por telemedicina acontece por uma chamada de vídeo, realizada a partir do nosso aplicativo para smartphone, com um profissional de saúde especializado. Desta forma o profissional em saúde poderá realizar a consulta, tirar dúvidas e dar esclarecimentos sobre problemas de saúde. Através da plataforma, o profissional consegue realizar orientações, prescrever medicamentos necessários (desde que permitidos por receita digital) ou atestados, ou direcionar o paciente para um atendimento presencial.

Todos os atendimentos são realizados por meio de videoconferência, ou seja, será realizada uma ligação por vídeo entre você e o profissional escolhido através do App da OnDoctor. Durante a vídeo-chamada o profissional irá escutar os seus problemas e dúvidas, fazer perguntas relacionadas à saúde, realizar a orientação necessária para resolução das suas dúvidas, pedir exames, além de emitir atestados e receitas, conforme necessário.

Todos agendamentos na OnDoctor são realizados por meio do aplicativo, disponível para smartphones Android (https://bit.ly/31WyQBH) e iOS (https://apple.co/2O8lgmU).

Sim, desde que haja horário disponível dentro da especialidade escolhida. Dessa forma, você tem a possibilidade de escolher o melhor dia e horário para seu atendimento.

Os atendimentos médicos duram o tempo que for necessário para que o médico esclareça e auxilie o paciente. Ou seja, não há tempo mínimo ou máximo para a consulta. Já para as sessões de Psicologia, com objetivo de prezar pela qualidade do atendimento, a duração dos atendimentos foi estabelecida em  50 minutos.

Caso o profissional que realizou o atendimento entenda a necessidade de uma consulta de retorno para re-avaliar o paciente, uma nova consulta poderá ser agendada  sem qualquer tipo de custo adicional para o paciente. Dessa forma, o profissional de saúde irá sinalizar na plataforma a necessidade de retorno, bastando que o paciente faça a marcação da nova consulta diretamente do aplicativo.

Vale notar que nem todas os serviços oferecidos na plataforma se enquadram em consultas de retorno (por exemplo, Psicologia).

Atualmente, as seguintes especialidades estão disponíveis na plataforma:

  • Clínicos gerais;
  • Pediatras;
  • Psiquiatras;
  • Psicólogos.

E as próximas especialidades disponibilizadas serão:

  • Ginecologistas;
  • Nutricionistas;
  • Doulas;
  • Consultora de amamentação;
  • Consultora de sono do bebê.

Sim, qualquer paciente pode cancelar um atendimento, desde que seja feito com 6 horas de antecedência. Caso haja algum problema entre em contato através do email contato@ondoctorbrasil.com.br

Com certeza! No momento, nossos médicos e profissionais de saúde realizam atendimentos para pacientes que falam português. O idioma é o único requisito para que o nível da orientação seja de altíssima qualidade.

Sim, a maioria dos medicamentos controlados podem ser prescritos por meio de receita digital. No entanto, é importante enfatizar que o médico será o responsável por identificar a necessidade da prescrição.

Abaixo, uma breve lista sobre os medicamentos que podem ser prescritos ou não através de receita digital:

  • Todos os medicamentos que precisam de receita azul não são permitidos por receita digital (psicotrópicos e anorexígenos, listas B1 e B2);
  • Alguns medicamentos de “receita amarela” são permitidos para receita digital. Entretanto, a possibilidade de receita digital não se aplica para prescrições de medicamentos que contenham substâncias da Portaria SVS/MS nº 344/98, que necessitam de Notificações de Receita para a dispensação (listas A1, A2, A3, B1, B2, C2 e C3). Neste caso, não podem ser aceitas prescrições eletrônicas com assinatura digital, somente notificações físicas;
  • Os medicamentos que contenham substâncias das listas C1 e C5 e dos adendos das listas A1, A2 e B1, são classificados como receitas de controle especial e podem ser prescritas digitalmente.

Para mais detalhes, recomendamos consultar a lista das substâncias controladas presentes na Portaria SVS 344/98 neste link.

A prescrição de atestado médico pode ser feita por via digital e tem o mesmo efeito legal de um documento físico. O médico assistente irá emitir atestado caso considere necessário.

Após sua consulta você receberá em seu email cadastrado sua receita digital em formato PDF. Ao chegar na farmácia, solicite ao atendente como transferir sua receita para ele. Após a transferência, o medicamento poderá ser vendido para você.

No momento, não. Mas consideramos trabalhar com esse formato no futuro. 

Entretanto, se o seu convênio prevê reembolso, você poderá solicitar um recibo para reaver o valor gasto em uma consulta ou orientação da OnDoctor.

Imprevistos acontecem. Para que os próximos pacientes que aguardam atendimento pelo mesmo profissional não sejam prejudicados, pedimos aos nossos pacientes para que os  atrasos não ultrapassem 10 minutos. Caso preveja um atraso e não consiga re-agendar sua consulta a tempo, pedimos por gentileza para nos informar através do email contato@ondoctorbrasil.com.br. Assim faremos de tudo para acomodar sua consulta da melhor forma possível.

Todo menor de idade pode ser atendido por teleconsulta, porém é obrigatória a presença de um responsável maior de idade. O cadastro no site deve ser feito em nome do responsável, sendo que no início da consulta este deve informar ao médico que o paciente, na verdade, é o menor de idade.

Não, o psicólogo é responsável pelo atendimento terapêutico. Caso ele considere necessário o uso de medicamentos ele te encaminhará para um Psiquiatra.

Pagamento

Atualmente, esses são os valores de cada atendimento realizado por médicos e especialistas da OnDoctor, que podem variar conforme a especialidade escolhida:

  • Clínico Geral: R$ 75
  • Médicos especialistas: R$100
  • Psicólogo: R$ 75
  • Psiquiatra: R$ 200
  • Nutricionista: R$ 100

Atualmente, os pagamentos dos atendimentos podem ser realizados por cartão de crédito. Mas, em breve, vamos disponibilizar diversas alternativas na plataforma.

Profissionais

Os profissionais da OnDoctor são especialistas credenciados pelos seus conselhos de classe, experientes e treinados para atendimento por telemedicina. Todos os profissionais passam por uma avaliação criteriosa realizada pela direção clínica da OnDoctor, além de treinamento para realização dos atendimentos à distância.

Sentimos muito que tenha tido um problema ao usar nossa plataforma. Solicitamos que nos informe sobre o ocorrido através do email contato@ondoctorbrasil.com.br. Assim podemos buscar uma solução satisfatória para seu caso e melhorar continuamente nossos serviços.

Primeiramente, obrigado pelo interesse! Para trabalhar conosco, basta visitar a página dedicada para profissionais da OnDoctor, onde você poderá realizar seu cadastro de interesse e, em breve, receber nosso contato para a continuidade do processo.