11 dicas para curar insônia e melhorar a qualidade de vida de forma definitiva


Em 10 de julho de 2020 • Saúde Mental
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Se você veio atrás de dicas para curar insônia, chegou até o local certo. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), esse distúrbio atinge, aproximadamente, 73 milhões de brasileiros. Um número realmente impressionante e até assustador.

São pessoas que, por muitos motivos, não conseguem ter uma noite de sono reparadora e energizante. Dessa forma, passam os dias com alterações no humor, desempenho abaixo do esperado e suscetíveis aos problemas de saúde.

Assim, é essencial conhecer dicas para curar insônia. A partir delas é possível dormir melhor e, assim, conservar o bem-estar do corpo e da mente. Quer saber mais? Então, confira as X dicas que preparamos sobre o tema. Boa leitura!

1. Defina horários para dormir e acordar

A primeira das dicas para curar insônia é definir horários regulares para dormir e acordar. Isso vai ajudar o funcionamento do organismo, que passa a se acostumar com a hora de ir para a cama e, da mesma forma, sair dela.

Inclusive, algumas pessoas conseguem despertar sem qualquer tipo de alarme, apenas pela adoção desse hábito. Então por mais que seja difícil, tente dormir no mesmo horário para vencer a insônia e acordar renovado.

2. Evite dormir durante o dia

Se você sofre de insônia, deve eliminar as sonecas durante o dia para que o sono da noite não seja prejudicado. Mesmo com o corpo cansado de uma noite em claro, é importante resistir à tentação de algumas horas de sono após o almoço.

Assim, ao chegar no período da noite, seu organismo estará cansado o suficiente para apagar. Portanto, uma evitar dormir durante o dia é uma das dicas para curar insônia mais importantes.

3. Evite consumir estimulantes à noite

Pode parecer estranho, mais muitas pessoas fazem o uso de estimulantes à noite e nem sabem. Além do café e do energético, outras bebidas e alimentos podem conter substâncias que prejudicam a qualidade do sono e causam quadros graves de insônia.

É o caso de vários tipos de chás, refrigerantes e bebidas com canela ou gengibre, por exemplo. Todas ajudam o corpo a ficar mais alerta e, por consequência, criam barreiras para um sono de qualidade.

4. Consuma alimentos leves no jantar

Ainda nessa área, uma das dicas para curar insônia está na alimentação. Selecionar criteriosamente o que vai consumir na parte da noite ajuda o organismo a funcionar melhor, além de reduzir aquela sensação de estômago pesado ao deitar.

Para isso, é recomendado comer de 2 a 3 horas antes de dormir e, da mesma forma, evitar grandes quantidades de comida.

Então, na janta, prefira o consumo de alimentos leves e de fácil digestão. Saladas, sopas, carnes magras e algumas vitaminas são recomendadas, pois, além de saciar a fome, ainda impedem o aparecimento da insônia durante a noite.

5. Pratique atividades físicas regularmente

Aqui, a dica é apostar nas atividades físicas regulares para cansar o corpo e fazer com que a noite de sono tenha mais qualidade. Além disso, os exercícios regulares vão proporcionar outros benefícios ao organismo, como a diminuição do stress e controle da ansiedade.

No entanto, ao usar essa recomendação como uma das dicas para curar insônia, é importante saber que não é recomendado praticar atividades durante o período da noite, já que a aceleração do metabolismo poderá comprometer a qualidade do descanso.

Nesse sentido, se for inevitável usar o período noturno para se exercitar, procure fazê-lo de 3 a 4 horas antes de deitar. Dessa forma, o corpo não sentirá os efeitos da atividade física e poderá descansar sem maiores problemas.

6. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas podem ter um efeito relaxante, desde que sejam consumidas em baixa quantidade. Tomar uma taça de vinho durante o jantar pode ajudar o corpo a relaxar, mas o problema está quando o consumo é excessivo.

Nesse sentido, o excesso de álcool no corpo vai causar o efeito oposto: ele te deixará alerta e com dificuldades de dormir. Portanto, é importante controlar bem o quanto da substância é consumida à noite.

7. Reduzir a exposição à luz

Reduzir a exposição à claridade ajuda bastante no processo de dormir. Portanto, se você quer saber como resolver o problema da insônia, saiba que o excesso de luz pode ser um dos fatores que mais prejudicam nesse sentido.

Portanto, a dica é diminuir as luzes da casa após o jantar, para “avisar” ao corpo que a hora de dormir está chegando. Isso vai permitir a regulagem correta da melatonina, também conhecida como o hormônio do sono.

8. Evitar contato com eletrônicos antes de dormir

Os eletrônicos são uma das maiores tentações do mundo atual. Videogames, smartphones, tablets e televisões são tecnologias maravilhosas para o lazer, mas podem causar danos graves à saúde conforme os hábitos de uso.

Aqui, mais uma das dicas para curar insônia reforça a importância de dar um tempo nas telas por, pelo menos, uma hora antes de deitar. Isso vai ajudar na preparação do organismo para a hora de descansar.

Leia também: Ansiedade e redes sociais: 4 dicas para cuidar dessa relação

9. Criar um ambiente propício para dormir

Quer saber como resolver o problema de insônia? Tenha um espaço confortável para descansar. Apesar de não ser o segredo para uma noite bem dormida, ter um local apropriado para relaxar ajuda muito o organismo.

Então, é importante manter a temperatura do quarto adequada, ter uma boa cama, tomar um delicioso banho para relaxar e manter o espaço silencioso e sem luminosidade. Essas são recomendações importantes de como resolver o problema de insônia.

10. Praticar hábitos relaxantes

Além de todas as dicas para curar insônia que falamos anteriormente, praticar hábitos relaxantes antes de pegar no sono é uma importante atividade para descansar bem e profundamente.

Meditar, bordar, ler, ouvir uma música tranquila, tomar um banho morno e fazer alguns exercícios para alongamento ajudam bastante nessa hora. É importante que a atividade seja calma, assim o corpo poderá se preparar gradualmente para o sono.

11. Bônus: quer mais dicas para curar insônia? Então, reduza o estresse!

A última das nossas dicas para curar insônia consiste em combater o estresse. Esse efeito, dependendo da intensidade e do momento, pode afetar diretamente a qualidade do sono e, assim, te fazer passar a noite em claro.

Para mostrar essa relação, separamos um vídeo importante para você:

Gostou das nossas dicas para curar insônia? Então, agora é hora de colocá-las em prática para conquistar uma noite de sono tranquila, profunda e, principalmente, reparadora. Até a próxima!

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