11 dicas de mindfulness para praticar, viver melhor e com mais bem-estar


Em 15 de julho de 2020 • Saúde Mental
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Praticar a atenção plena para o “eu interior” nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, muitas pessoas vão atrás das dicas de mindfulness para colocar corpo e mente em seu devido lugar e, assim, tirar o melhor que essa prática tem para oferecer.

E o mindfulness, cada vez mais, tem ganhado a atenção de pessoas em busca de equilíbrio na vida por meio da meditação guiada. Inclusive, alguns estudos mostram que o silêncio focado ajuda no trabalho cerebral, principalmente na geração de hormônios da felicidade e bem-estar.

Assim, apostar na prática do mindfulness é uma forma de encontrar a si mesmo, melhorar o bem-estar da mente e, de quebra, soltar várias das “amarras” que podem te prender em partes da vida. Então, se você quer ter uma vida melhor, confira as 11 dicas de mindfulness que trouxemos neste conteúdo. Boa leitura!

Dicas de mindfulness #1: sinta as suas verdadeiras emoções

Uma das primeiras dicas de mindfulness é o despertar das verdadeiras emoções que acontecem no seu corpo. Para isso, você precisa aprender a deixar qualquer sentimento fluir e, com ele, tentar compreender o que está acontecendo.

Muitas vezes tentamos evitar a raiva, segurar a angústia e esconder a ansiedade. No entanto, a prática do mindfulness nos mostra que não devemos suprimir o que sentimos, mas sim entender os sentimentos. Portanto, permita-se sentir suas emoções e tudo ficará bem. 

Dicas de mindfulness #2: agradeça

Agradecer é uma prática constante dentro da meditação em busca do conhecimento. Para aqueles que se perguntam o que é o mindfulness, a resposta mais curta pode resumi-lo em gratidão: por estar vivo, por dormir bem, por ter sentimentos, por buscar um caminho melhor, enfim, pela oportunidade de viver.

E o agradecimento não deve ser algo gratuito, apenas para parecer positivo em relação à vida. Agradecer é uma forma de reconhecer um momento, seja bom ou ruim, que te fez mais forte de alguma maneira. Ou seja, agradecer nos aproxima de quem somos de verdade.

Dicas de mindfulness #3: elimine as distrações da sua vida

As distrações podem ser bem prejudiciais no dia a dia. E não estamos falando das distrações causadas pelos aplicativos de celular, por exemplo, pois essas são comprovadamente nocivas para algumas pessoas.

Estamos falando das distrações que nossa própria mente causa quando estamos com a cabeça cheia de pensamentos. Então, a dica é focar em uma coisa importante e anotar todo o resto em uma lista que será consultada posteriormente. Essa “limpeza” vai te ajudar a dar mais foco em uma tarefa e, rapidamente, ajudará a atingir o objetivo.

Dicas de mindfulness #4: conecte-se com conteúdos saudáveis

De nada adianta consultar nossas dicas de mindfulness se no dia a dia você não parar de consumir material nocivo para sua mente. Portanto, é importante mudar a rotina e adotar hábitos saudáveis no tipo de conteúdo que você consome.

Uma dica prática é conectar-se com conteúdos saudáveis, que elevam o espírito e nos ajudam a enfrentar a vida. Leia belas histórias, aprenda mais sobre o ser humano, fuja da negatividade e ansiedade das redes sociais, por exemplo, para ser alguém melhor.

Dicas de mindfulness #5: contemple a rotina

Poucas pessoas ficam confortáveis com a rotina. Mas, na prática, ela acontece na vida de todo mundo e saber contemplá-la pode ser uma atitude positiva. Assim, uma das dicas de mindfulness é adotar os momentos rotineiros na sua vida.

Isso significa apreciar uma bela refeição sem ligar a TV ou ficar olhando para o smartphone, por exemplo. Fique em silêncio, ouça os sons ao seu redor, sinta o sabor do alimento e identifique os sentimentos daquele momento. Como tudo isso acontece? É exatamente isso que você vai aprender a viver e sentir com o mindfulness.

Dicas de mindfulness #6: preste atenção no seu caminho

Parecida com o item acima, essa também é uma das dicas de mindfulness que pregam a contemplação do mundo ao seu redor. Nesse caso, estamos sugerindo que você aprecie os caminhos que percorre, como uma ida ao trabalho ou o retorno para casa.

Fique em silêncio e perceba as cores do mundo. Olhe para os pássaros, pessoas caminhando, dezenas de carro que circulam, mas não forme pensamentos sobre nada. Apenas aprecie como a vida é e no que você sente quando olha tudo isso.

Dicas de mindfulness #7: medite todos os dias

O que é o mindfulness sem a meditação diária? Sentar-se por alguns minutos consigo mesmo, fechando os olhos e “olhando para dentro” é uma das práticas que ajudam nesse encontro com quem nós somos.

Para isso, separamos uma meditação guiada para te ajudar. Confira o vídeo abaixo e pratique todos os dias, sempre que puder:

Dicas de mindfulness #8: conecte-se com a natureza

Um dos caminhos que o mindfulness nos mostra é a necessidade de conexão plena com a natureza. Nesse ponto, por mais que você possa resistir à ideia, verá que essa ligação acontecerá de forma natural e suave, sem qualquer tipo de pressão.

E a conexão com a natureza é uma das importantes dicas de mindfulness, pois ela nos mostra como somos pequenos em comparação com a plenitude do meio ambiente. Portanto, conecte-se com o planeta para atingir o ápice do autoconhecimento.

Dicas de mindfulness #9: pratique atividades físicas

Cuidar do corpo também ajuda na prática do mindfulness, pois as atividades físicas liberam vários hormônios importantes para o bem-estar e qualidade de vida. Dessa forma, praticar uma arte marcial, corrida, musculação ou esporte pode ajudar bastante nesse sentido.

Além disso, ter um corpo fisicamente mais saudável ajuda na autoestima, o que nos leva a um lado positivo do autoconhecimento: de entender que somos capazes de realizar feitos incríveis, desde que haja dedicação e comprometimento em busca do objetivo.

Dicas de mindfulness #10: coma alimentos saudáveis

Se praticar exercícios ajuda na busca por um estado especial e de bem-estar consigo mesmo, outra das valiosas dicas de mindfulness envolve o consumo de alimentos saudáveis e benéficos ao organismo.

Assim, o corpo poderá se livrar das substâncias nocivas encontradas em alimentos industrializados para trabalhar de forma plena. E isso, em médio prazo, fará uma diferença imensa na prática regular do mindfulness. Portanto, cuide diariamente da sua alimentação.

Dicas de mindfulness #11: durma bem e plenamente

A insônia pode ser causada por vários motivos, incluindo uma mente barulhenta pelo excesso de pensamentos e problemas da rotina. Assim, é importante aprender a “desligar” se quiser ter uma qualidade de vida elevada.

E essa é a última das dicas de mindfulness, pois exige uma série de mudanças na rotina. Desligar o celular horas antes de dormir, não consumir estimulantes, criar um ambiente apropriado e ficar em silêncio, por exemplo, são hábitos para adotar quando queremos uma noite de sono adequada.

Além disso, alguns hábitos alimentares e a prática regular de esportes contribuem bastante para o descanso pleno. Portanto, é essencial estar com o corpo descansado e preparado para viver intensamente a prática do mindfulness e, assim, ter uma conexão maior com corpo, alma e todas as maravilhas que estão ao nosso redor.

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